ATENÇÃO:

ISSN do Evento

2177-0379

 

Fechar

Site em Português Site em Inglês

Galeria de Fotos

Veja as fotos do Evento

 

Anais do Evento

A Comissão Organizadora do Seminário Internacional ”Experiências de Agendas 21: Os Desafios do nosso Tempo”, ocorrido nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2009, no município de Ponta Grossa – PR, torna público os “Anais do Evento”.

As informações contidas nas diversas abas refletem a trajetória do Seminário e evidencia todo o comprometimento técnico das disposições do contexto da Agenda 21, quer pelos conteúdos das Palestras, quer pela participação ativa dos Estudantes, dos Movimentos Sociais, das Academias, dos Governos, dos integrantes do Fórum e dos cidadãos presentes, em registrar seus saberes científicos, técnicos e populares.

As presenças de 06 países, 15 Estados do Brasil, 92 cidades brasileiras, 562 pessoas, de uma programação composta por 08 Oficinas, 14 Mesas de Debates, 10 Grupos de Trabalhos, 43 Resumos, 34 Trabalhos Científicos e de 11 Relatos de Experiências, conferem ao Seminário a grandiosidade do comprometimento das causas socioambientais defendidas pelo Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná.

As metas previstas para 2010, 2015 e 2021 estão recomendadas pelos participantes do Seminário e ao Fórum cabe a responsabilidade de divulgá-las e de acompanhar as suas realizações.

Portanto, temos que agir e interagir, buscando a concretização das ações capazes de tornar viável a Agenda 21 no Paraná.

Boa leitura do conteúdo completo do Seminário Internacional.

Schirle Margaret dos Reis Branco
Coordenadora das Ações da Agenda21 Paraná
P/Comissão Organizadora

 

AGRADECIMENTOS

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Coordenadora Geral do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Comissão Organizadora do Seminário Internacional “Experiências de Agendas 21: Os Desafios do Nosso Tempo”, têm a honra de divulgar os ANAIS do Seminário Internacional, contendo os registros importantes advindos da Precaução, da Participação com Envolvimento, da Responsabilidade Compartilhada e acima de tudo com o compromisso maior de manter os princípios da Agenda 21, com todos os seus atos.

Registramos a significativa importância das presenças dos “Parceiros”, que nos proporcionaram a concretização efetiva dos ideários programáticos ao Evento pretendido.

Por fim, agradecer à todos que de uma maneira ou outra contribuíram com a grandiosidade de conteúdo, de apoio logístico, de solidariedade com a “causa planetária” e de conexão com a Vida Sustentável” do Planeta Terra.

Por certo, aprendemos e somos responsáveis pela multiplicação de nossos saberes e de nossas ações em prol da mãe natureza.

 

Agenda 21

É o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), que foi a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todos os tempos. Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 179 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência.

É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social.

Para tanto, a Agenda 21 conclama a todos para uma ação conjunta, onde se busca consenso entre vários grupos de interesse, formando - se parcerias entre atores capazes de tomar decisões que combinem crescimento econômico com eqüidade social e proteção ambiental.

É um programa estratégico universal para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no Século XXI.

Notícias

 

 

 

 

 

 


Todos os direitos reservados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA - Paraná

Desenvolvido por